História

Em 2 de Novembro de 1999 o Centro Paroquial e Social de S. Bento iniciou a sua actividade, que numa fase inicial contou com o apoio do OUSAM. Em Setembro de 2002 foi celebrado Acordo de Cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo para o Serviço de Apoio Domiciliário.

O presente Acordo de Cooperação abrange 39 utentes para Apoio Domiciliário.

O Centro Paroquial e Social de S. Bento tinha inicialmente como área de abrangência as freguesias de: Cossourado, Linhares e Ferreira. Contudo, os pedidos são cada vez mais e actualmente já presta apoio a utentes das seguintes freguesias: Cossourado, Linhares, Ferreira, Formariz, Rubiães e Sapardos. Atendendo ainda, à localização geográfica em que este Centro se encontra é nos solicitado muitas vezes por parte das Unidades de Saúde e da Segurança Social o atendimento a utentes fora deste concelho (Sapardos, Vila Nova de Cerveira).

O Centro Paroquial e Social de S. Bento em Protocolo com a Câmara Municipal de paredes de Coura assegurou durante vários anos o transporte e alimentação das crianças que frequentavam o jardim-de-infância de Cossourado. Actualmente, efectua o transporte diário das crianças das freguesias de Ferreira para o jardim-de-infância de Moselos e também dos utentes do CAO (Centro de Atividades Ocupacionais.

Dada a precariedade das instalações atuais, o Centro Paroquial e Social de São Bento encontra-se a realizar obras na antiga escola primária de Ferreira, para aí instalar o Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia.

Pretendemos proporcionar melhores condições de trabalho a todos os colaboradores e aos nossos utentes. Pretendemos contribuir para uma melhor qualidade de vida e retardar ou evitar a institucionalização, conseguindo contudo evitar o seu isolamento. Para isso prestamos um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção do idoso no seu meio sócio-familiar, uma vez que é este um dos seus maiores desejos.